Água – Câmara Municipal de Gondomar

Testa o que sabes sobre o ciclo urbano da água em Gondomar e a poluição do oceano, mas antes consulta a área DICAS para saberes as respostas

Município

O Planeta Terra, chama-se planeta azul, pois 70% da sua composição é água, mas na atualidade existe apenas 1% de água doce na terra para utilização pelo ser humano. Nesse 1% contamos com os rios e as 37 grandes reservas subterrâneas de água, das quais 21 estão a esvaziar-se a um ritmo alarmante.

Em Gondomar, cada cidadão gasta em média 120L de água por dia. Segundo as Nações Unidas, em 2025, a manter-se o atual desperdício de água, não haverá água suficiente para que a agricultura produza o suficiente para alimentar toda a população Mundial.

Nos últimos 3 anos, as alterações climáticas acarretaram situações de seca frequentes em Portugal Continental, com consequências gravosas particularmente na agricultura e na pecuária, nos recursos hídricos e no bem-estar das populações. Segundo o IPMA, entre maio 2017 e fevereiro de 2018, Portugal continental encontrava-se em situação de seca meteorológica em todo o território.

Nos dias de hoje o acesso à água é tão fácil, que só temos consciência do seu valor para a nossa sobrevivência, quando nos deparamos com avarias ou falta de água na torneira.

Existem inúmeras formas de poupar água, e todas elas dependem da aplicação de boas práticas no quotidiano. Vamos valorizar a água!

Reduzir o desperdício de água é imprescindível para que a seca não chegue à sua torneira.

1. Qual a origem da água potável que chega às nossas torneiras em Gondomar?


Ao visitar este website, está a consentir a utilização de cookies.