home > Dicas de poupança e eficiência no consumo de água
1 :: Opte por autoclismos com descarga dupla ou coloque uma garrafa de água com areia no interior do reservatório para evitar que encha na totalidade. As descargas de autoclismo representam cerca de 30% do consumo de água total.
2 :: Faça sempre cargas completas nas máquinas da louça e da roupa. Deste modo, não contribui para o desperdício de água e de energia.
3 :: Opte por eletrodomésticos de elevada eficiência energética (classe a). Deste modo, irá poupar água e energia sempre que as ligar.
4 :: Beba água da torneira. É mais saudável e mais barata.
5 :: Esteja atento a possíveis fugas de água. Uma torneira a pingar pode desperdiçar mais de 30l de água por dia.
6 :: Feche a torneira enquanto lava as mãos, escova os dentes ou faz a barba. Pode economizar mais de 12l de água por utilização.
7 :: Reduza o tempo do duche e evite os banhos de imersão. Num banho de imersão gastam-se cerca de 230l de água, enquanto que num duche rápido gastam-se apenas 40l.
1 :: Prefira sistemas automáticos de rega. Consegue poupanças de cerca de 50% de água.
2 :: Regue o jardim de manhã cedo ou ao final do dia. Se evitar as horas de maior calor, a água utilizada será melhor aproveitada.
3 :: Recolha água da chuva em recipientes ou cisternas. Essa água pode ser reutilizada para lavar o pátio ou para regar o seu jardim.
4 :: Utilize um composto rico em matéria orgânica e em nutrientes, para plantar. Deste modo, facilita a retenção de água no solo junto às raízes, diminuindo o número de regas necessárias.
"Cerca de 8 milhões de toneladas de lixo são deitadas todos os anos nos oceanos"
1 :: Os oceanos são atualmente o destino final de milhares de contaminantes, entre os quais os plásticos, que podem provocar danos, no ambiente, nos seres vivos e na saúde.
De acordo com as Nações Unidas, cerca de 80% de todo o lixo que encontramos no mar tem origem em terra, sendo levado para o mar através dos rios, mas também pela ação dos ventos. Os restantes 20% estão relacionados com atividades marítimas, sendo atirados ao mar a partir de embarcações ou resultando de artes de pesca abandonadas ou perdidas. Entre o lixo marinho, os resíduos de plástico constituem a fração mais representativa (entre 60 a 95%) e que acarreta maiores problemas ambientais.
2 :: À semelhança do resto do mundo, em Portugal o consumo de plástico atinge números altamente preocupantes:
3 :: Quanto tempo demora os plásticos a degradarem-se, ou seja, a deixarem de ser visíveis e/ou transformarem-se em microplásticos:
Fonte da informação: “Seas At Risk” e Ocean Action
4 :: Como prevenir: